domingo, 16 de fevereiro de 2014

O chocolate quente perfeito... ♥

Há uns dias, estive a fazer um preparado de chocolate quente para oferecer no dia dos namorados, retirado daqui: http://www.yumsugar.com/Vanilla-Hot-Chocolate-Recipe-2603652.
Achei a ideia super gira e yummy, e além disso estou há que tempos a tentar achar uma receita de chocolate quente que fosse perfeita; isto é, que soubesse mesmo MUITO a chocolate e que tornasse o liquido cremoso e ligeiramente espesso. E acho que consegui! Ficava sempre muito "desconsolada" quando ia a algum lado, pedia chocolate quente e o que vinha era algo mais parecido a leite com chocolate...para mim, não é de todo a mesma coisa.

O melhor chocolate quente que já bebi foi no Choco Café Praha. Este café situa-se em Praga, uma cidade fantástica e linda de se conhecer e passear. Adorei a semana que lá passei, e fui mais que uma vez a este café, porque além do chocolate quente ser completamente maravilhoso, não era caro e tinham imensas variadades...desde chocolate com percentagens absurdas de cacau, passando pelo branco, do simples a aromatizado, com frutas ou toppings, enfim, um sem número de variedades cada uma melhor que a outra...recomendo vivamente uma visita a este café, se visitarem a belíssima Praga :)

Voltando ao que interessa, confesso que não segui a receita acima descrita à letra, fiz pequenas alterações; no entanto, o resultado foi mesmo muito bom...posso dizer que hoje, que o experimentei, quase que tinha voltado a Praga!

Então, para quem quiser, fica aqui o meu modo de fazer o preparado de chocolate quente:

300g de chocolate de leite Nestlé (tabletes);
800g de chocolate 70% cacau Valor (tabletes);
200g de cacau magro em pó Continente;
450g de açucar branco refinado (qualquer marca serve);
1 c. sopa de aroma de baunilha em pó.
Tritura-se com cuidado as tabletes de chocolate até ficarem em pó (tive de as partir em pedaços muito pequenos para conseguir fazê-lo); junta-se depois numa taça bem grande as tabletes moídas, o cacau, o açucar e a baunilha e mistura-se tudo muito bem. No final, coloca-se num pote. Este preparado a mim deu-me mais de 1kg.

Quando forem fazer o chocolate quente, por cada caneca de leite juntem quatro colheres de sopa bem cheias do preparado. Quando digo bem cheias, é mesmo à bruta, o pó fica quase em pirâmide na colher. Mas primeiro fervam o leite; quando ferver, retirem do lume, adicionem o preparado do chocolate e voltem a colocar ao lume, no mínimo, durante uns segundos, mexendo, até voltar a ferver. Depois é só colocar nas canecas e deixar arrefecer um bocadinho.
Para o chocolate ficar mesmo espesso recomendo que façam com leite gordo, mas se fizerem com meio gordo também não fica nada mal :) também podem acrescentar no final um pouco de chantilly e marshmallows!

Enjoy

3 comentários:

  1. Por acaso chocolate quente é daquelas bebidas que não costumo beber com regularidade, sou mais de chá. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. amo chocolate quente e vou recriar esta receita, sem dúvida!! Beijinhos,
    http://atixapereira.blogspot.nl/

    ResponderEliminar