segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Cinema - Distrito 9


Que filme tão estranho.
[atenção, este post contém spoilers.]

Três pontos:
Primeiro, parece que estamos a ver um documentário (a primeira parte do filme é assim); depois, as criaturas (leia-se aliens) às quais simpaticamente apelidam de gafanhotos; e por fim, o melhor e o pior: o argumento.

Podia ser um filme muito melhor, se o argumento tivesse sido feito de maneira ligeiramente diferente.

- Aliens que 'caiem' na Terra, e passam 20 anos a habitar em bairros de lata, construídos pelos humanos, só para eles. O Chamado Distrito 9.
- Aliens
que aprenderam a comunicar com os humanos sem nenhuma explicação em todo o filme.
- Aliens
que traficam armas em troca de latas de comida para gato.
- Um Alien (três, vá, estou a contar com o filho deste e com o outro, amigo do dito cujo, que morreu no decurso do filme) que passam 20 anos a fabricar fluido biológico para conseguirem consertar a nave-mãe deles e voltar para o seu planeta. 20 anos a vasculhar lixeiras em busca de equipamento alienígena que funciona à base de fluidos vitais.
- Humanos 'desesperados' em busca de armas alienígenas poderosas e com uma falta de humanismo incrível, tratando mal os Aliens; um humano que, curiosamente (e ninguém diria), passa do lado dos humanos para o lado dos Aliens. Mas para proveito próprio, claro.

Isto dito assim parece meio ridículo, mas tinha tudo para ser um bom filme. No entanto, não consegue atingir o objectivo. Fica-se pelo mediano. É bom entretenimento, mas falta explicarem muita coisa...entre as quais, contamos com o motivo pelo qual vieram à Terra; o que acontece aos aliens 'heróis' do final do filme; o que acontece ao 'herói' humano no futuro, etc etc etc.

Tenho a dizer que a figura dos gafanhotos é qualquer coisa. Então quando eles aparece com roupa interior humana vestida...ui.

6/10

1 comentário:

  1. Me parece que realmente você não entendeu nada do filme mesmo! Não é uma narrativa como a maioria das pessoas está acostumada e é isso que o torna interessante.

    Leia minha resenha em www.barulhododaesse.blogspot.com

    Abraços,

    Até o futuro

    Bruno Daesse

    ResponderEliminar