domingo, 30 de maio de 2010

Muse @ Rock In Rio - 27.05.2010


Mais um concerto de Muse.

Este ano estive mesmo para não ir ver Muse ao RiR, porque já estava a adivinhar o que poderia acontecer, e além disso 58€ eram puxados...mas o meu lado de fã subiu ao de cima (sim, eu digo que já não sou tão fã de Muse, mas é nestes momentos que uma pessoa vê que ainda tem o bichinho lá escondido, mesmo em tamanho reduzido).

Primeiro, porque tinha medo que tocassem algo diferente e depois ficasse com pena por não ouvir.
Segundo, pelo convívio com os meus amigos.
Terceiro, por ser Muse. Enfim.

O resto do cartaz não me dizia nada. Era suposto termos Sum41 a abrir, e acabaram por substituir por Fonzie, mas de qualquer maneira não apreciava minimamente nenhuma das bandas. Valeu o facto de ter chegado ao RiR só depois deles terminarem.

O concerto de Xutos tinha tudo para ser agradável, e não o foi, devido aos perfeitos anormais que estiveram desde a primeira música no mosh. Mosh em Xutos já é algo parvo, a meu ver (Mosh é sempre parvo mas pronto não quero entrar por aí se não não saíamos daqui...). Agora, estar constantemente em mosh, a incomodar os outros, é absurdo. Músicas como o Circo de Feras são músicas ridículas para se fazer mosh. Mas os miudos lá faziam. O que me fazia parecer é que eram todos miúdos que só tinham ido ao festival para aquilo. Enfim. Quando Xutos acabou foi um alívio tremendo, porque além do mosh ter acabado, consegui chegar mais à frente, ficando com uma vista ligeiramente melhor.

Na altura em que começou o concerto dos Snow Patrol já o nosso amigo André (Evadd) se tinha juntado a mim e ao Fábio, porque não conseguiu suportar ficar lá à frente nas primeiras filas. Mias uma amostra do que se fazia passar em termos de 'ambiente'. Mas enfim, estar nas primeiras filas é sempre 'terrível', porque a malta empurra muito para ficar o mais perto possível, são ossos do ofício.

O concerto de Snow Patrol passou-se muito bem...são uma banda muito simpática, com um bom som ao vivo, e o tempo passou bastante rápido. Não me fizeram ter vontade de os conhecer melhor, mas admito que deram um concerto bastante bom, e deu para acalmar os ânimos antes de Muse.

Chegando ao ponto principal...


Citando alguém que se encontrava no meu circulo de amigos, "Se não tivessemos tido a Citizen teria sido uma desilusão". True.

O concerto começou com a MK Ultra, ao mesmo tempo que o fogo de artifício do RiR aparecia no céu (sim, desenganem-se aqueles que pensaram que os fogos eram dos Muse, porque não eram). Uma excelente entrada, apesar de eu preferir a Uprising a abrir. A partir daí tivemos uma set de apenas 15 músicas, as quais:

Se contarmos com a Nishe são 16, sim...mas enfim, a Nishe é uma introdução.
Eu, como seguidora dos Muse desde 2004, (não que seja muito, mas já são seis anos...), fiquei bastante desiludida com o tamanho desta set. Quer dizer, de ano para ano os moços têm vindo a diminuir o número de músicas que tocam...se eu já os achava preguiçosos por variarem pouco as músicas que tocam, imaginem agora, que tocam ainda menos?...

Não há dúvida que eles são excelentes ao vivo, que neste concerto fizeram não sei quantos riffs novos, que estavam doidos em palco...mas isso não chega. Eu sou uma 'fã' da velha guarda, e ver estas sets deixam-me triste.

Mas há outro ponto que me deixa mais triste ainda.
Já adivinharam?
Sim. O comportamento dos supostos novos 'fãs' de Muse.

Eu não tenho nada contra as pessoas que só conheceram a banda agora, é normal que hajam sempre fãs novos. Agora, não me venham dizer que são fãs se só conhecem 'bem' as músicas dos dois últimos álbuns.

É triste ver toda a gente a cantar e a gritar histericamente as novas músicas Twilight related, e deixar grandes clássicos com uma recepção tão pouco calorosa. Desde 2006 que os Muse não tocavam a Citizen Erased em Portugal (que é só a melhor música deles, pelo menos em termos de composição e sentimento. é claro que isto é a minha humilde opinião), e o que é que acontece? Meia dúzia de pessoas fica louca quando ouve os primeiros acordes da Citizen; o resto, ficam a olhar uns para os outros, como quem diz "Mas que porcaria é esta? Não conheço isto"....

À minha volta éramos quatro a cantar a música. Visto o meu grupo de amigos ter ficado todo dispersado, fiquei mais tarde a saber que com eles foi exactamente a mesma coisa, a malta a volta deles estava toda a olhar para o palco como um burro olha para o palácio.
É triste.

Este tipo de comportamento do público não me fez curtir menos a música, muito pelo contrário, Até tenho pena de quem esteve à minha volta, porque levou com os meus berros e com a minha cantoria do início ao fim...mas...é triste. As pessoas só conheciam, na sua maioria, os 'hits', tais como a Undisclosed Desires, Starlight, Supermassive Black Hole e Time Is Running Out.
Continuo a dizer, é triste.

E é por isto que eu detesto o Rock In Rio.

Bem...e fora isto tudo, curti bastante o concerto. Mas soube a pouco. Valeu muito pela Citizen, que já tinha saudades de a ouvir ao vivo.

No entanto, este foi o meu 5º concerto de Muse...e no meu ranking meto-o em 4º. Só conseguiu ser melhor que o do outro RiR à dois anos.


Agora falando de pormenores específicos:

  • A Neutron Star Colision é horrível, mesmo ao vivo. Só confirmou o que eu achava.
  • A banda esteve o tempo todo a sorrir e com uma energia incrível...o que foi excelente. Só 'descansaram' no momento Citizen, basicamente. Tanto sentimento que houve ali :)
  • Os supostos 'novos fãs' de Muse são tão fãs, que nem conhecem as introduções das suas músicas preferidas...mas enfim...isso, como o Luis disse, é culpa nossa, que já sabemos demais.
  • A bateria nova do Dom é qualquer coisa de...lol.
  • Gostei deles terem levado a bandeira da nossa amiga Joana :) foi um momento bonito.

E foi isto. Tirando tudo o que já critiquei negativamente, foi giro.
Gostei muito de almoçar com a malta, antes de eles irem para o concerto (sim, porque je ainda foi trabalhar) e também foi divertido ter andado a distribuir flyers do fórum...vamos ver se surte algum resultado :)

Ao que parece as tshirts do fórum fazem sucesso, duas raparigas vieram me perguntar onde é que eu a tinha comprado x)

Foi um dia bem passado. E que grande testamento que eu escrevi =D

As fotos aqui apresentadas são © da Blitz / Espanta Espíritos.

Sem comentários:

Enviar um comentário