domingo, 29 de março de 2009

Kurokami

Hoje deixo mais uma sugestão de leitura, ou anime, se preferirem.

Kurokami (ou Black God) é um manga escrito por Dall-Young Lim, com ilustrações de Sung-Woo Park e publicado pela Square Enix, desde 2005. O Manga continua em andamento (ao que parece) e até à data tem nove volumes publicados.

O manga conta a historia de Keita, um programador que teve um encontro inesperado com uma Mototsumitama (espírito divino) chamada Kuro, numa loja de lámen, e acabou por envolvê-lo numa luta que o fez perder um braço. Para salvar Keita, Kuro fez um contrato com ele e trocou o seu braço com o dele. No dia seguinte, Keita acorda com o braço novinho em folha e descobre o que é o sistema Doppel Liner, o mistério por detrás da morte da sua mãe, entre outras coisas.

Kuro é uma Mototsumitama que veio a Tóquio para poder encontrar o seu irmão e matá-lo.

À partida parece uma historia banal, mas o enredo por detrás deste "encontro" das duas personagens é bastante interessante.

Os Mototsumitamas são existências sobre-humanas que tem a missão de proteger o equílibro do Tera. Podem fazer contrato com humanos para poderem ganhar mais poderes e ficarem mais fortes.

Tera é uma espécie de energia com a denominação de "capacidade" presente em todos os seres. Existem três pessoas idênticas em todo o mundo que compartilham o mesmo Tera; porém, o Tera existente em cada um varia, tendo uma pessoa mais, outras menos. O termo utilizado para o sistema que guia essas pessoas é "Doppel Liner". Se por um acaso dois deles se encontrarem, formaram um só, sendo o inferior (o que tiver menos Tera) "apagado" com simples acidentes ou doenças súbitas, que terminam na sua morte. No final, apenas uma pessoa sobreviverá, e os outros dois acabarão por morrer.

Keita sofreu no passado com a morte da sua mãe, que foi vitima do sistema Doppel Liner. Quando a sua mãe morreu, ele reparou que havia uma pessoa idêntica a ela no local da morte. Na altura não ligou, mas ao conhecer Kuro começa a aperceber-se que o sistema Doppel Liner não é uma lenda mas sim a cruel realidade.
A partir do encontro destes dois a história desenvolve-se muito mais, e fica muito interessante, explicando melhor o sistema Doppel Liner, o porquê de Kuro querer matar o irmão, quem é o seu irmão, como funcionam os contractos, etc etc etc...

Na versão anime a história base é a mesma, mas com pequenas alterações. Keira é apenas um estudante, e o contrato que faz com Kuro é uma troca de corações e não de braços, pois Keira envolve-se numa luta para tentar salver Kuro de alguns marginais, e acaba por ser atingido no coração, ficando à beira da morte.

[Kuro na imagem]

1 comentário: