quinta-feira, 13 de maio de 2010

As Obras Completas de William Shakespeare em 97 minutos


Fui ver esta peça na terça-feira passada.

Vale muito a pena. Mas digam o que disserem, não supera 'A Bíblia e Toda a Palavra de Deus d'uma assentada', aquela peça é do caraças.
A formula é semelhante, mas no global, a Bíblia fez-me rir mais que a do Shakespeare.

Ponto alto da peça: A cena da Ofélia. Aquela empatia entre público e actores foi qualquer coisa de genial. E foi o único momento em que chorei a rir.
Em geral toda a cena da interpretação do Hamlet está muito boa. Gostava de saber como é que ficaram aquelas meninas que levaram com o afogamento da moça ao contrário. x)

Ah, eu fui ameaçada de morte, e tive um senhor feio que vomitou-se (literalmente) para cima de mim.
ahaha x)

Peça gira, vejam, porque teatro deste ao preço que é, é quase crime não ir ver.
---


Local: Teatro-Estúdio Mário Viegas
Em cena de 1996-11-24 a 2010-06-30 (provavelmente vão renovar mais, e mais, e mais...)
Horário: Terças e Quartas às 21h

1 comentário:

  1. Quando a estética está em causa, sinto discordar, mas Shakespeare supera sim a Bíblia, pra falar a verdade Shakespeare é a Bíblia secular, mesmo não sendo um livro religioso, as peças do Bardo contém verdades mais morais que as da Bíblia, como Espinoza disse a Bíblia é um livro rico em contradição, Deus com todo o seu poder deixou todo o Egito comido de pragas, Deus descarrega sua vingança em carneiros inocentes, manda matar crianças, mulheres, Deus nos ama, mas tudo abaixo dele deve ser escravizado, é difícil em pleno séc.21 alguém aceitar moralmente um livro escrito na Idade do Bronze, enquanto Shakespeare supera a Bíblia na beleza da linguagem, também é superior como guia moral, Hamlet é familiar a nossas indecições, Macbeth nos mostra os perigos da Ambição, Otelo mostra como o cíume leva a catástrofe, Rei Lear nos ensina a viver num mundo cruel, onde quer que nós estejamos, mesmo sendo as mais corretas criaturas, os inimigos e opressores podem nos atingir. Honestamente enquanto a Bíblia como livro literário deixa a desejar (personagens planos, História sem foco), as peças de Shakespeare tem tudo isso em alta conta pelos críticos, é só comparar os Salmos com os Sonetos, Shakespeare ganha, se a Bíblia foi escrita por Deus, ele deixou de sê-lo, Shakespeare é mais Deus do que ele.

    ResponderEliminar