segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Barcelona!

A minha passagem de ano 2011/2012 foi passada nesta cidade encantadora. Mais encantadora que a cidade só mesmo a companhia com que fiz a viagem... :)

Quando digo que a cidade é encantadora, é no sentido da cidade ser bonita, arranjadinha, e respirar arte por todo o lado. Não se encontra no meu top 3 de viagens (de todo), mas é a cidade mais gira que visitei em Espanha, até à data.

Um dos seus pontos fortes é encontrar-se junto ao mar, o que lhe confere um ar muito mais agradável; Por outro lado, a cidade também tem os seus inconvenientes. Achei-a muito pouco segura, principalmente a partir do final de tarde, o que torna pouco confortáveis as saídas nocturnas.

Chegámos a Barcelona na manhã de 31 de Dezembro, num voo agradável até à hora de aterrarmos, onde parecia que o avião ia a dançar até pisar o chão, e inclusive até parar x) mas felizmente tudo correu pelo melhor, e às 14h e picos já estávamos pelo Hotel reservado (que diga-se de passagem, peça relação qualidade-preço, foi uma excelente opção). Passo a publicidade: Holiday Inn Express Barcelona.
O Hotel é simples mas tem tudo o que precisamo num quarto; a cama é king size, tem tv plana, comodidades para café e chá, e a wc também é bastante razoável. A localização não é completamente central, fica perto de uma zona chamada "Barceloneta", mas existia uma estação de metro quase ao virar da esquina e chegava-se rapidamente ao centro propriamente dito.

Ficámos apenas 3 noites em Barcelona, mas chegou perfeitamente para conhecer o essencial da cidade. Mais uma noite tinha sido interessante, para podermos visitar o Port Aventura, mas nada que não se possa voltar um dia mais tarde...

Adorei os espaços verdes e jardins, principalmente o Parc Güell e Tibidabo. Também gostei muito de Montjuic, mas gostei mais dos dois primeiros que referi.

As Ramblas são uma atracção (por assim dizer) muito falada, mas não são naaada do outro mundo. Têm sempre imensa gente (então imaginem em véspera de ano novo...) e a confusão é tanta que quase não dá para apreciar a avenida em si. Apesar de ser giro ver todo aquele reboliço e movimento constante, o mesmo tira um bocadinho da magia que o local podia ter. Uma coisa é certa: a avenida é enorme! E a melhor parte é perdermos tempo a explorar as ruas laterais às Ramblas, onde encontramos lojinhas catitas para todos os gostos...desde roupa vintage, passando por action figures, e acabando nos cds e vinis usados, é um festim para os coleccionadores.

Por falar em musica, o Hard Rock Café Barcelona fica na Praça da Catalunha (logo no início das Ramblas) e estava sempre completamente à pinha (embora seja dos HR menos giros que já visitei). Apesar disso tinha algum memorabilia engraçadinho das bandas, entre as quais destaco Pink Floyd, Metallica e Jimi Hendrix.

A zona do Porto Olímpico e da Marina também é gira, e vale a pena dar por lá um saltinho, tanto de dia como de noite. Supostamente é o melhor local para se comer paelha...mas os preços...são um abuso!

Também achei fantástico haver imensos pontos da cidade com iluminação de Natal...dava um ar tão fofinho !

Um dos locais que mais gostei na cidade foi o espaço entre a Sagrada Família e as Casas de arquitectura espectacular. A La Pedrera foi a única que visitei por dentro (o preço dos bilhetes para visitar cada uma das casas, que estava aberta ao público, era proibitivo...), mas foi de todo um excelente investimento. A Casa é espectacular. E não se descreve como deve de ser por palavras. É ir lá e ver :) (ou neste caso, espreitar as fotos que coloco!).


O Bairro Gótico foi outra das zonas que adorei conhecer. Tanto pela quantidade de ruas pitorescas que lá se encontra, ou pela arquitectura maravilhosa em um sem número de prédios que por lá existem...sem contar com várias coisas giras que lá se encontram: A Catedral de Barcelona, o Palau de la Musica Catalana, entre outros.


Em relação à gastronomia, não se encontra grande variedade em Barcelona...os highlights são as já conhecidas tapas (ou pintxos, uma espécie de mini tapa), os mais diversos tipos de fritos e a já mais que falada paelha...nada de novo ou de muito excitante. Existem n opções de fast food ao virar da esquina, e alguns restaurantes italianos/chineses/japoneses, mas tudo ligeiramente adaptado aos costumes espanhóis; não é a mesma coisa.

No jantar de dia 31 de Dezembro não tinhamos nada reservado, e começamos a procurar restaurante relativamente cedo, para ver se encontrávamos alguma coisa decente e agradável. Começámos a procurar pelas 19h e picos, e todos os restaurantes teimavam em ter o maldito New Years Eve Menu, onde todos os restaurantes (mas mesmo todos...) insistiam em meter uma entradazeca, dois pratos e sobremesa (ou passas e champanhe, vá), por valores absurdos, coisas a rondar entre os 70 aos 300€ por pessoa. Como é óbvio, começámos a ver a nossa vida a andar para trás, pois não queriamos jantar fast food na véspera do ano novo. Imaginem que até os restaurantes chineses tinam um menu chulo desses...por amor de Deus!
Mas hei que, depois de procurarmos bastante, encontrámos uma pérola: Um Irish pub, aberto livremente ao público, sem menus, sem entradas a pagar, onde tinhamos comida que não era espanhola, música muito agradável, um ambiente super porreiro e um relax tremendo (belos sofás que arranjámos...). Foi a escolha perfeita! Comemos muito bem, bebemos ainda melhor, rimos que nem perdidos, e aproveitámos muito bem o tempo que lá ficámos.
Perto da meia-noite saímos do pub e fomos para perto da Barceloneta, junto ao mar, assistir ao fogo de artifício e comemorar o ano novo!

O resto dos dias passaram-se a conhecer melhor a cidade, passando pelos pontos que referi atrás e ainda mais uns quantos.
Gostei muito destas mini-férias...

A ti que estiveste comigo: Obrigada por mais um ano maravilhoso...love u!

3 comentários:

  1. Hi Bliss!!! Nice to write you!!
    I'm from Barcelona, and I'm also a big fan of Steven Wilson's projects (I travelled last year to Paris to saw him with Blackfield).

    I read your post about Storm Corrossion, my blog is all about music (Progressive rock is the main style)

    Hope that you liked to be in Barcelona, I wish to visit Portugal someday...!!!

    Have a lovely & rockin' week!!!

    Isaak

    ResponderEliminar
  2. Hi Isaak, how are you? Thanks for your comment!

    Barcelona was really nice, loved the city!

    I'm glad to know that your a prog lover too, and I will visit your blog for sure! My blog is about everything, but my love for music keep me posting a lot of music stuff, also having prog as the main style.

    See you around!
    Lara

    ResponderEliminar
  3. Good to meet you Lara!!
    Ok, see you on our blogs...!!
    Bye!!!!

    Isaak

    ResponderEliminar