domingo, 3 de outubro de 2010

Praga...uma viagem fantástica.

Por onde começar?...

Há tanto que falar sobre esta bela cidade. Tanto! É uma cidade cheia de arquitectura belíssima, onde cada cantinho é digno de se ver, pelo menos em todo o centro.

Os Checos não são as pessoas mais simpáticas que podemos encontrar, mas não é isso que torna a viagem a Praga melhor ou pior. Eu acho que é como eu já li em algum lado, eles apenas não têm receio de mostrar o que sentem, quer seja bom ou mau. De qualquer forma, não perdiam nada em mostrar mais sorrisos de vez em quando...

O aeroporto de Praga é bastante calmo. Quando chegámos lá, havia muito pouca gente a circular, e percebiam-se bem todas as indicações. Reparei que, nos balcões de check in, era tudo muito espaçoso e organizado, o que ajuda a que não hajam atrasos. O aeroporto em si tem um balcão onde podemos adquirir títulos de transporte, quer seja para 75 minutos, um dia ou 5 dias (também temos a opção de comprar um bilhete de 20m, mas isso não nos chega para uma viagem ao centro). A ligação do aeroporto com o centro é feita através de três meios: Um autocarro expresso, onde o bilhete é comprado à parte; taxi; ou através da rede pública de autocarros, com pelo menos três carreiras que nos levam até ao centro. Para estes autocarros servem os ditos bilhetes que referi mais atrás.

A viagem até ao centro é aproximadamente 15-20m, dependendo da carreira que se apanha. a partir daí temos diversas opções de transporte: Comboio, Metro, ou eléctrico, sendo esta ultima a melhor opção para conhecermos a cidade.

Nesta minha viagem, estivemos seis noites em Praga, o que se revelou ser o número perfeito para quem quer conhecer bem o centro da cidade, e ter um dia a mais para conhecer algo mais distante. No nosso caso, decidimos conhecer Karlstejn, uma vila bastante famosa que fica a aproximadamente 30km de Praga. Indo de comboio a partir do centro é uma viagem de mais ou menos 30-35m. Existem diversos outros locais belíssimos a visitar, mas como tínhamos apenas um dia 'a mais', decidimos visitar este. E tivemos sorte, até, visto na altura em que lá fomos se estar a passar uma feira medieval dedicada ao vinho, o que tornou a viagem ainda mais interessante.

Em Praga a maioria das atracções turisticas é paga, mas os preços não são muito exorbitantes. Existe o Praha Card, que não é nada mais nada menos que um cartão que engloba a entrada em muitos dos Museus e atracções de Praga, no entanto, não o recomendo, porque penso que a maioria das atracções incluídas não têm muito interesse. Muitas delas são museus, e, sinceramente, em Praga eles não são muito famosos. Apenas visitámos o Museu Nacional (supostamente um dos melhores em Praga) e era muito, muito fraquinho. Além deste pormenor, o cartão em si é caro. Claro que se o turista se propor a visitar tudo o que inclui o cartão, o preço é recompensador, mas visto que pelo menos 50% das coisas não têm grande interesse, o melhor é pagarmos o que queremos ver por nossa conta. Até porque a grande maioria das atracções e museus dispõem de descontos para estudantes, o que por vezes chega a 40% do valor do bilhete, e compensa muito. Basta apresentarem o vosso cartão de estudante e terem uma idade não superior a 26 anos, que o desconto é feito. Eu ainda consegui beneficiar desse desconto, o que foi muito bom :)

Depois desta introduçãozita, posso vos dar uns tópicos de interesse para quando visitarem Praga:

  • Zizkov Tower - Uma torre moderna. Mas é mais do que isso, é algo completamente bizarro. A sua arquitectura deixa-nos a olhar para ela e a pensar porque é que aquilo foi feito assim.
  • Old Town Square - É a praça principal de Praga, e o local onde encontramos uma das atracções mais famosas: o relógio astrológico. Esse relógio é maravilhoso, uma visita obrigatória. Para além do relógio, têm a Týn Church mesmo em frente à torre do dito relógio, que é uma catedral espectacular. Podem subir à torre e observar a dita catedral, além de todo o resto da cidade.
  • Jewish Town - É onde encontramos mais sinagogas em Praga, assim como o famoso cemitério Judeu. É o local onde também podemos parar para beber algo quente no Café Kafka.
  • Hard Rock Café - Não que seja algo típico, mas é sempre giro visitarmos o Hard Rock, se a cidade o tiver. Este em particular é enorme, e cheio de artefactos musicais muito interessantes. Bandas em destaque: Metallica, Pink Floyd, Radiohead...entre muiiitas outras.
  • Havelská Market - Um mercado bastante popular no centro, onde podemos encontrar de tudo: comida, bebida, souvenirs, cristais, joelharia...é perfeito para comprar aquela lembrancinha que queremos, pois é o sítio onde se encontram as coisas mais baratas. Só tem um senão: Não vendem lá roupa, pelo que se quiserem uma t-shirt alusiva a Praga, terão de a comprar noutro local.
  • Křižíkova fontána - Uma fonte enorme que realiza espectáculos de luzes e música em conjugação com efeitos aquáticos na dita fonte. É muito bonito, vale a pena assistir ao espectáculo. Fomos lá num dia em que o espectáculo visual era acompanhado com a música em orquestra dos Metallica e dos Scorpions.
  • Black Light Theater - Existem muitos teatros deste género espalhados pela cidade; é só escolhermos o que nos agrada mais, e comprar o bilhete. Os espectáculos são fabulosos; peças onde o que salta à vista é o fenómeno visual. Os actores trabalham à base de mímica, executando a sua performance através da conjugação da luz negra. É muito bonito.
  • Vyšehrad - Outra catedral, um pouco mais afastada do rebuliço dos turistas, e espectacular. O caminho até ela pode ser feito através de um jardim, sempre a subir, o que torna a ida ainda mais interessante. Chegando lá, é completamente imponente. E como está num ponto bastante alto, temos mesmo ao lado outro jardim, também muito bonito, onde temos uma vista fantástica para a cidade.
  • Laterna Magica, Casa Dançante - Dois edifícios com uma arquitectura brutal, que merecem ser visitados. O primeiro é um teatro, o segundo é hoje um edifício para escritórios.
  • National Theater - O teatro principal de Praga, vale a pena dar uma vista de olhos :)
  • Wenceslas Square - O equivalente em Praga à nossa Av da Liberdade, no entanto, um bocadinho mais pequena. No fim da avenida encontra-se o Museu Nacional.
  • Charles Bridge - A ponte mais famosa de Praga. É linda, mas está sempre cheia de turistas. A não ser que vão lá às 7h, como nós, não a conseguem encontrar sem gente... :)
  • Kafka Museum - Para quem gostar do Kafka :)
  • Lennon Wall - Um muro cheio de grafittis, muitos deles alusivos ao Lennon, daí o nome.
  • Castelo de Praga - Perde-se grande parte do dia neste castelo. Tem muita, mas muita coisa para ver...não é à toa que dizem que é o maior da Europa. Um must na visita a Praga.
  • Petřín Lookout Tower - O equivalente à torre Eiffel, mas mais pequena :) obtém-se uma vista espectacular de Praga, subindo à dita.
  • Labirinto de Espelhos - Mesmo ao lado da Torre Eiffel Checa, existe um labirinto de espelhos que vale muito a pena visitar...diversão garantida!
Existem ainda mais sítios interessantes, como as diversas pontes espalhadas pela cidade; os jardins por ela espalhados; o 'metrónomo' gigante; os passeios pelo rio; e muitos outros locais que vamos encontrando à medida que vamos descobrindo a cidade. Coloquei aqui os pontos que acho principais e mais interessantes, quase como 'obrigatórios' numa visita a esta cidade :)

E como este post já está gigante, nos próximos falarei da gastronomia, e de alguns tesourinhos a conhecer, quando lá forem...

Sem comentários:

Enviar um comentário